Tradutor

♛Curta nossa Fan Page♛

Passado atual: estilos vintage e retrô invadem a decoração dos ambientes

 Passado atual: estilos vintage e retrô invadem a decoração dos ambientes

Grandes empresas como Brastemp, LG e EXS já investiram na criação de produtos que remetem aos anos 50 e 60

Reportagem tirada do Site :http://revista.penseimoveis.com.br/especial/rs/editorial-imoveis/19,480,3854203,Passado-atual-estilos-vintage-e-retro-invadem-a-decoracao-dos-ambientes.html


Na busca pela composição de um ambiente único, muitas pessoas têm se identificado com itens decorativos nas linhas vintage e retrô. O primeiro termo designa aquele item reaproveitado, resgatado da mobília de família, por exemplo; já a expressão retrô serve para classificar objetos inspirados em décadas anteriores, ou seja, uma releitura de algo que já foi sucesso. Algumas empresas de móveis eeletrodomésticos, inclusive, já investiram em produtos que remetem aos anos 50 e 60. 

>> Confira a íntegra da edição da revista impressa Pense Imóveis, onde a matéria foi publicada>> Cadastre-se e receba a revista em casa
Nilton SantolinEspaço "Viajando na maionese", criado pelo arquiteto Rogério Pandolfo para a Casa Cor 2010.Na opinião de Rogério Pandolfo, arquiteto referência em decoração vintage, a grande motivação para a escolha de objetos nessa linha para seus ambientes é a própria nostalgia envolvendo memórias felizes de outras épocas da vida. “Sempre me interessei por antiguidades, por tudo aquilo que me remete ao tempo dos meus avós. Sempre digo que tudo retorna, por isso, não devemos nos desfazer de nada”, acredita.

Nilton SantolinProjeto do arquiteto Rogério Pandolfo.
Em suas criações encontramos muitas referências retrô aplicadas em cozinhas, salas e outros ambientes. Ao longo de 12 anos, já foram trabalhados conceitos em torno de jogos tradicionais de décadas passadas – como dominó, videogame e cartas –, de ambientes musicais, através de discos de vinil, luminárias produzidas com o material interno de disquetes e tampinhas vermelhas de garrafa d’água, entre muitas outras invenções criativas. 

DivulgaçãoA Masotti, loja de Gramado/RS, desenvolveu uma coleção inspirada no mobiliário dinamarquês da década de 50.A procura pelo retrôTal inspiração tem sido bastante solicitada em novos projetos de decoração tanto no Sul, como nas demais regiões do Brasil. De acordo com Daniela Soares, arquiteta e gerente de projetos da Vortex Arquitetura, os empreendimentos desenvolvidos seguindo esta linha são variados e atendem tanto ambientes comerciais como residenciais – com destaque para os dormitórios jovens. “A mistura entre objetos retrô e itens contemporâneos – ou até mesmo tecnológicos – está em alta e possibilita um espaço singular, com espírito divertido e boêmio”, relata. 
DivulgaçãoMinirrefrigerador da Brastemp, que traz puxador e logotipo originais dos anos 50.Quadros, poltronas e até papéis de parede são itens procurados pelos clientes: “Lindas poltronas anos 50/60, quadros com referências musicais e cinematográficas e o bom e velho telefone vermelho de disco estão entre os mais pedidos. O papel de parede é outro material decorativo que vem ganhando força, sendo aplicado também no forro, com muita cor, geometria e imagens da época”, conta. 

DivulgaçãoA EXS Eletrodomésticos oferece a linha de refrigeradores premium, Gorenje Retro Collection, com formato retrô e uma cartela de cores variadas.No ambiente residencial, o vintage agrega personalidade, uma vez que cada peça reflete a identidade do morador.  Para a estudante de Arquitetura e Urbanismo Renata Vilela, que se mudou há cerca de um mês para um apartamentoJK em Porto Alegre, o uso da criatividade foi a maneira encontrada para organizar seus objetos de forma prática, não-convencional e com baixo orçamento.  “Considerei importante viver em um lugar que tenha a minha cara, que possa ser reutilizável, reaproveitável, gastando pouco, apenas com boas ideias e boa vontade”, acredita a jovem. Entre suas adaptações, a estudante criou um guarda-roupa feito com caixotes plásticos de Coca-Cola fixados na parede, miniventiladores originais dos anos 80 (repassados pela avó e pela mãe) e uma tevê com design retrô LG, inspirada nos modelos da década de 60. “Meu grande xodó é a TV, que possui controle remoto e tela plana, apesar da aparência antiga”, explica.
DivulgaçãoFogão Retrô Timer Grill da Brastemp, com quatro bocas. O eletrodoméstico possui grades de ferro fundido que garantem maior estabilidade às panelas.

Um comentário

Obrigada ! Gosto muito de ler seu comentário aqui!
Volte sempre.
@pinupsdobrasil

Map

Topo