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Dita Von Teese se transforma em marca



Dita Von Teese não apenas chega a algum lugar, mas se materializa nele. Antes que você tenha notado sua presença, ela já está apertando sua mão e lhe oferecendo chá, um momento que é como algum truque de uma feiticeira hábil.
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Los Angeles – Dita Von Teese não apenas chega a algum lugar, mas se materializa nele. Antes que você tenha notado sua presença, ela já está apertando sua mão e lhe oferecendo chá, um momento que é como algum truque de uma feiticeira hábil.
'Eu sou mágica', ela sussurra sugestivamente. 'Faço você ver alguma coisa que não estava lá antes.' Esse quê de magia, segundo ela, 'é a pura definição de poder e glamour'.
Observando Von Teese bebericar seu chá de limão e jasmim, com um vestido longo amarelo realçando o cabelo pretíssimo e a pele pálida, você pode acreditar nela. Você pode até mesmo sucumbir à ambientação sombriamente excêntrica de sua casa no bairro de Los Feliz, um abajur com clima de tarde minguante sobre seu zoológico de animais de pelúcia: cisnes, um pavão e uma avestruz imperial lançando olhares sobre os visitantes.
Mas ela quebra o feitiço rapidamente.
'Eu quero que as pessoas me entendam melhor', disse ela. 'As pessoas estão sempre perguntando: O que você faz mesmo?'
O que ela faz, é claro, é tirar a roupa no palco, tão artisticamente quanto seu ídolo Gypsy Rose Lee.
Rainha do fetiche, avatar da moda, decana sensual do burlesco americano, Von Teese, nascida Heather Sweet em Rochester, no Michigan, é ídolo de ao menos uma geração de aspirantes a garotas do calendário. E ela é esperta demais para, a essa altura, abandonar o cetro. O que pode ser o motivo de, aos 40 anos de idade, ela estar redobrando esforços para se aproveitar de sua notoriedade ao tornar-se o mais novo fenômeno cult a transformar seu nome em marca.
Recentemente, em um coquetel na Decades, uma loja vintage luxuosa aqui em Los Angeles, ela lançou uma pequena linha de moda, sua primeira. Feita em parceria com a Lime Door, uma empresa de desenvolvimento de marcas, a coleção de cinco peças, com roupas ousadas, mas que cobrem o corpo, e com um quê de retrô, são ricamente detalhadas, com forros de seda e tule e com toques de gorgorão.
Cameron Silver, the owner of Decades boutique, talks to guests during a launch party for the Dita Von Teese Collection at the store in Los Angeles, Oct. 18, 2012. Dita Von Teese is redoubling her efforts to cash in on her notoriety as a burlesque dancer by turning her name into a brand. (© Emily Berl/The New York Times)
Items from the The Dita Von Teese Collection, on display during a launch party for the line, at Decades boutique in Los Angeles, Oct. 18, 2012. Dita Von Teese is redoubling her efforts to cash in on her notoriety as a burlesque dancer by turning her name into a brand. (© Emily Berl/The New York Times)
A coleção é a última novidade de uma série de produtos que incluem um perfume, cosméticos, lingerie e meias-calças (com a costura aparente, claro) que pretendem fixar seu status de fornecedora de excentricidades requintadas. Ela está apostando que seus fãs, 80 por cento mulheres, segundo ela, morderão a isca. Seus admiradores não têm dúvida.
'Você percebe quando alguém é mesmo o que diz ser', pontuou Ron Robinson, presidente de uma boutique de vanguarda em Los Angeles que leva seu nome e que vende o perfume dela, e passará a vender, assim que estiverem disponíveis nos Estados Unidos, seus batons e bálsamos para a pele produzidos pela marca alemã ArtDeco, assim como uma linha à parte de unhas vermelhas postiças.
'A Dita é madura e sofisticada, linda e fácil de abordar', disse Robinson. 'Me diz se isso já não é uma marca.'
Certamente ela encantou o mundo da moda, juntando admiradores como Christian Louboutin, Marc Jacobs (cujo desfile foi agraciado por ela na primeira fileira) e Jean Paul Gaultier, cuja passarela uma vez foi palco para uma performance sua de um strip-tease exoticamente elegante. Ela já apareceu em uma campanha Viva Glam de cosméticos para a MAC. Sua atuação, provocante de um certo modo, deixou a Cointreau, marca de destilados de luxo, entusiasmada para nomeá-la sua embaixadora internacional.
Tudo ótimo. Mas se Von Teese espera tornar-se um nome conhecido, do tipo que vende desde de bijuterias a roupas de cama, ela tem muito trabalho pela frente.
Sua linha fashion, vendida exclusivamente hoje na Decades e no site shopdecadesinc.com, e com preços que variam entre 600 e mil dólares, tem ido bem, disse Melissa Dishell, empresária e parceira comercial de Von Teese. 'Mas nossa versão de 'indo bem' não é a mesma versão das Kardashians de 'ir bem'.' Dishell não falou em números.
Diferentemente das Kardashians, Von Teese ainda precisa transcender seu status cult.
'Ela não faz filmes, não vende álbuns', explicou Dishell. 'Ela ainda não apareceu na capa de uma revista de moda americana. Isso faz nosso desafio de fazer parcerias e de vender os produtos ainda maior.'
Liz Goldwyn, left, the daughter of film producer Samuel Goldwyn Jr., and Dita Von Teese, a burlesque dancer and entrepreneur, attend the U.S. launch of Von Teese
Items from the Dita Von Teese Collection, on display during a launch party for the line, at Decades boutique in Los Angeles, Oct. 18, 2012. Dita Von Teese is redoubling her efforts to cash in on her notoriety as a burlesque dancer by turning her name into a brand. (© Emily Berl/The New York Times)
Mais artista do que empresária, Von Teese parece relutante quando o assunto é dinheiro.
'Eu não quero saber dos números', disse ela. 'Estou apenas fazendo meu pé-de-meia.'
Um belo pé-de-meia, admitidamente, fruto em parte dos cachês de até 200 mil dólares que ela recebe por apresentação, o suficiente para mantê-la em carros vintage como o Cadillac 53 estacionado em sua garagem. Ainda assim, ela diz, 'eu não entendo muito de negócios'.
Isso leva Dishell, produtora de eventos e ex-empresária das Pussycat Dolls, a fazer malabarismos com os números e trabalhar pesado no que, até recentemente, tem sido um esforço passivo de marketing, tão depende do acaso quanto de uma estratégia óbvia. Tentativas de colocar seu perfil em evidência foram aleatórias, na melhor das hipóteses. Uma participação especial no ano passado no seriado 'CSI: Crime Scene Investigation' foi fruto do acaso. Von Teese é amiga de um dos atores do seriado. 'E eu levo meu cachorro para passear com um dos produtores', contou Dishell.
Von Teese não tem planos de ir em frente com outros papéis.

2 comentários

  1. Dita Von Teese é a minha musa - charmosa, elegante, belíssima!

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  2. Ela merece!
    E eu tb, esperando ansiosa meus filhotes crescerem para gastar com estas deliciosas e atrativas vaidades,
    Bjo

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