Tradutor

♛Curta nossa Fan Page♛

O poder da Meia Calça!




A meia-calça surgiu, na Mesopotâmia, há mais de 2 mil anos, com aquela costura na parte de trás, era um acessório para homens. Feita de lã ou algodão, servia para proteger do frio e tornar mais confortável a montaria dos guerreiros.


No século XIV, ela ganhou outras funções: valorizar os dotes físicos dos nobres europeus e diferenciá-los dos plebeus. Além de novos materiais, foi enriquecida com bordados e detalhes, muitas vezes, caríssimos. Com o passar dos anos, os materiais ficaram cada vez mais finos e deixou de ser usada por homens, tornando-se um acessório essencialmente feminino. Em 1589, a Rainha Elizabeth I usou seus primeiros pares de meia de seda.


No início do século 20, as meias eram grossas e escuras. Elas não costumavam aparecer, pois os vestidos eram compridos. Nos anos 20, as saias subiram e as pernas se tornaram o foco da atenção, então elas deveriam valorizar as pernas femininas, embelezando e escondendo eventuais falhas.


Em períodos de guerra, com a escassez da fabricação de meias, as mulheres costumavam desenhar um risco na parte de trás das pernas para simular seu uso. Algumas pesquisas apontaram que cerca de 80% das entrevistadas sentiam mais falta das suas meias que dos maridos ou namorados!


Desde o surgimento do nylon, em 1935, as possibilidades para a fabricação das meias tornaram-se quase ilimitadas, passaram a ser elásticas, mais resistentes e puderam ser fabricadas em grandes quantidades, diminuindo o preço ao consumidor.

Nos anos 40 e 50 a meia-calça estava presente nas produções de atrizes e dançarinas, em especial nas das pin-ups, símbolos de sensualidade da época! Em Paris, as famosas dançarinas de can-can imortalizaram as meias.


Durante os anos 60 e 70 predominaram na moda feminina. Eram confeccionadas com fibras sintéticas, textura leve e macia, coloridas e podiam modelar e proteger as pernas ao mesmo tempo.

Um comentário

  1. Não consigo viver sem meia, adoro vestidos então para não deixar de usá-los sempre ponho uma meia por baixo, mas como sou friorenta, capricho no fio 200 rs

    ResponderExcluir

Obrigada ! Gosto muito de ler seu comentário aqui!
Volte sempre.
@pinupsdobrasil

Map

Topo